Cocktail: Old Fashioned

Por Marcelo Cury

Alguns dizem ser o "primeiro" coquetel da história. O primeiro? Difícil dizer, mas de fato esse coquetel data dos primórdios da coquetelaria. Pode ser encontrado inicialmente com a alcunha de de Whiskey Cocktail ou Old-Fashioned Whiskey Cocktail. Jerry Thomas incluiu em 1862, formalmente, a receita do Whiskey Cocktail em seu The Bar-tenders Guide, porém há relatos de receitas desde 1806.

Muitos tentaram se apropriar da sua receita que, assim como a do Negroni, possue vários questionamentos e situações que não batem. A história mais clássica é do Bartender Martin Cuneo do Pendennis Club, em Louisville, KY, em 1888, "criou" o drink para o coronel e produtor de Bourbon James E. Pepper (Aquele do Bourbon 1776) e este espalhou a receita pelo mundo, começando pelo balcão do famoso Waldorf-Astória em NYC. 

Mais uma lenda de balcão de bar. 

Basicamente é um destilado, com açucar, água e uma substância para amargor - hoje em dia bem estabelecida, os chamados "bitters". Uma receita relativamente simples, porém, sua simplicidade não significa falta de complexidade e se bem feita, é apaixonante.

Receita:

  • 60 ml de rye whiskey ou bourbon
  • 3 dashes de Angostura bitters
  • 10ml de xarope simples (2:1) 
  • Decorar com um twist de Laranja Bahia