Sierra Nevada: Bigfoot

por Marcelo Cury 

A Sierra Nevada é uma cervejaria que enlouquece qualquer aficionado por cerveja. Fundada em 1979 em Chico, na Califórnia, pelos cervejeiros caseiros Ken Grossman and Paul Camusi, rapidamente ganhou o mercado e se tornou líder de vendas. Com cervejas ricas em personalidade e ótimo preço, era um sonho encontrar tais cervejas em terra brasilis. Disputada por muitos importadores, nós temos a Sierra Nevada no Brasil via Importadora Interfood. Recentemente tivemos a oportunidade de provar uma vertical da Bigfoot, em uma série lançada pela própria cervejaria, com cervejas de 2009 a 2014, armazenadas em perfeitas condições e temperaturas. A Bigfoot é uma potente Barley Wine, com 9,6%, 90 IBU, que utiliza os lúpulos Cascade, Centennial, Chinook.

bigfoot_6-pack_bottle.jpg

 A cerveja surgiu em 1983 e desde então a cervejaria propõe que seus consumidores experimentem a cA cerveja surgiu em 1983 e desde então a cervejaria propõe que seus consumidores experimentem a cerveja nova e também que a guardem para uma experiência diferente, com seu envelhecimento. Como são cervejas estruturadas ser guardadas e só ganham com o tempo, sendo bastante interessante a experiência de safras mais antigas, que ganham com a oxidação as tornando mais vínicas e igualmente complexas. O processo de fermentação da Bigfood também chama a atenção. A cerveja fermenta em uma sala especial, com controle preciso de microrganismos, em tanques abertos, pois a quantidade de açúcar a ser fermentado é tão grande e os níveis alcóolicos esperados exigem um tanque que permita que a cerveja fermente “livremente”. Dividimos essa experiência com vocês. Saúde!

1. Bigfoot 2014

Cerveja de coloração avermelhada, com boa formação de espuma e boa consistência. Tem aroma notas de caramelo, frutas passas e notas cítricas provavelmente dos lúpulos utilizados. Na boca chama a atenção o amargor do lúpulo equilibrado com o dulçor de malte. Corpo médio, final seco. Exatamente o que a cerveja se propõe.

2. Bigfoot 2013

Cerveja mantendo a coloração avermelhada, com boa formação de espuma e boa consistência. Mantendo aroma notas de caramelo, frutas passas e suas notas cítricas. Na boca mantendo o amargor do lúpulo, porém o dulçor de malte começa a se sobressair. Não se distancia muito da proposta da 2014. Não surpreende o envelhecimento.

3. Bigfoot 2012

De coloração castanha, belíssima formação de espuma a cerveja traz no nariz notas cítricas evidentes, associado a frutas como ameixas e uva passas. Chamou a atenção como o aroma do lúpulo se fazia presente em uma cerveja com 3 anos. No paladar porém, menos lúpulo na boca e notas adocicadas do malte. Faltou equilíbrio.

4. Bigfoot 2011

Coloração castanha escura, com espuma densa e cremosa. Não se manteve por muito tempo na taça. No aroma, notas de caramelo, frutas passas, cereja e vinho do porto. Ainda se percebe a presença de lúpulo, mas o álcool começa a aparecer. Paladar com destaque para dulçor do malte, equilibrado com notas frutadas, nozes e de pão. Aqui a idade fez diferença. Bela cerveja!

5. Bigfoot 2010

Coloração castanha escura com creme denso e duradouro, licorosa na taça. Aroma frutado e rico, com notas frutadas como ameixa, toffee e pão. As notas cítricas do lúpulo estão diferentes, se aproximando de pomelo. Na boca, o dulçor de malte com notas frutadas, caramelo, toffee e leve álcool. Uma cerveja sensacional, para se apreciar lentamente, como um bom vinho do porto!

6. Bigfoot 2009

Coloração castanho, com pequena formação de espuma na taça. Aroma com presença de toffee, frutas passas e pouca notas cítricas. Paladar com dulçor presente lembrando melaço, caramelo e aquecimento do álcool. Diferentemente das suas anteriores, uma cerveja mais licorosa, complexa e equilibrada. Mas sua irmã mais nova ainda foi eleita como a mais saborosa!